FUI DEMITIDO, E AGORA?

Fired Caucasian businessman carrying personal belongings

Para todo fim, um RECOMEÇO!

Resolvi escrever este artigo para ajudar outras pessoas que, assim como eu, estão em busca de recolocação profissional.

Antes de qualquer coisa, muito prazer!

Meu nome é Tatiana Santos e sou especialista em Treinamento e Desenvolvimento Profissional. Formada em Gestão de Recursos Humanos com pós-graduação em Gestão de Pessoas, desenvolvi minha carreira profissional na área de treinamento.

Estou disponível para o mercado de trabalho há quase um ano, durante o ano passado, pude perceber que as empresas estavam se protegendo da crise econômica e retendo as oportunidades de contratação. Resultado disso foram os processos seletivos dos quais eu participei que tiveram suas vagas canceladas.

Sim, senti e sinto na pele a dificuldade de recolocação, e não por falta de qualificação ou expertise minha, mas sim por falta de oportunidade no mercado de trabalho.

Quando somos desligados da empresa, é natural nos sentirmos impotentes e perdidos, como se não soubéssemos mais para qual direção estamos indo. Outra característica presente é a sensação de desespero relacionado às suas responsabilidades financeiras, sonhos e desejos.

Claro, são inevitáveis essas e outras sensações, mas a vida precisa seguir e a recolocação profissional precisa acontecer o quanto antes.

O que precisamos fazer nesse momento de dificuldade é driblar a crise e acreditarmos em nós mesmos, em nosso potencial, arregaçar as mangas, sacudir a poeira e ir à luta!

Isso mesmo!

Partir em busca de trabalho.

E o que fazer?

Pratique o desapego. Acredite! Tudo tem um motivo e uma lição a ser aprendida.
Organize sua rotina e tenha uma lista de empresas que melhor apresentam oportunidades compatíveis com seu perfil.
Prepare-se para essa fase e planeje suas despesas, pois você não sabe por quanto tempo ficará nessa condição. Corte gastos desnecessários e lembre que o seguro-desemprego tem limite e, sobretudo, não se acomode.
Mantenha uma boa aparência, permaneça saudável fisicamente e mentalmente. Demonstre energia, otimismo e foco em resultados.
Por mais difícil que possa ser, você precisa passar por cima dessa condição e seguir em frente.

Não deixe a estima cair. Isso porque é preciso manter a cabeça erguida para ir em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho.

Esteja perto de pessoas que o queiram bem. Ter fé e manter o equilíbrio emocional nesse momento será muito importante.

Até a próxima!

Tatiana Santos

Especialista em T&D

Posted in Uncategorized.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *