Veja dicas para se destacar em entrevistas de emprego

Para especialista, pontualidade e organização são imprescindíveis.
Supervisora de RH ainda dá dicas para um bom currículo.

A crise econômica reduziu o volume de contatações em todo país em 2015, por isso, a preparação para a entrevista de emprego se torna ainda mais importante para encontrar uma colocação profissional. Especialistas apontam que ser pontual, ter uma boa apresentação e conhecer previamente a empresa são algumas das principais dicas para os candidatos a uma oportunidade no mercado de trabalho.

“A questão da pontualidade é muito importante. Caso aconteça algum imprevisto, o candidato deve ligar e avisar que pode se atrasar. Mas o ideal é se programar para chegar com uns 10 minutos de antecedência”, afirmou Ana Rúbia Quintanilha Pummel, supervisora de recrutamento e seleção em uma agência com sede em Jacareí.

Segundo a especialista, também não é aconselhável chegar muito antes do horário, porque isso pode constranger outros candidatos

A especialista também aconselha os candidatos a conhecerem o local da entrevista com antecedência, além de separarem os documentos necessários para o processo de seleção. “Eu digo para as pessoas já manterem um ‘kit’ para as entrevistas, ou seja, uma pasta com cópias do currículo, do certificado escolar e dos documentos de identificação”, diz.

Além disso, neste período de crise, muitas pessoas saem de um emprego e tentam a vaga para outro com salários inferiores e acabam errando na hora da entrevista. “Quando são questionados, muitos candidatos dizem ‘na crise, estou aceitando qualquer coisa’. Isso não é positivo, porque nenhuma vaga é ‘qualquer vaga’. É importante mostrar um comprometimento com o cargo”, orientou Rúbia.

Ainda é importante ser sincero ao ser questionado sobres suas habilidades, como domínio de idiomas ou informática, e disponibilidade para viagens e trabalho em escala.

Currículo
No currículo, devem constar informações de identificação do candidato, como nome, idade, telefone e email para contato. Não é aconselhável colocar o número da identidade ou CPF, além de listar características subjetivas. “Algumas pessoas colocam no currículo que são proativas ou comunicativas, por exemplo, mas não é necessário. O candidato já vai ser avaliado no processo de seleção”, disse a especialista.

Em seguida, o candidato deve listar seus objetivos profissionais, sua formação e experiências anteriores, com o nome da empresa, o mês e ano de admissão e saída e o cargo ocupado. Segundo a supervisora, essas informações são importantes para que os avaliadores saibam em que área o candidato já trabalhou e por quanto tempo.

Primeiro emprego
Para os jovens que buscam o primeiro emprego ou estágio, é importante ressaltar no currículo os cursos de qualificação ou formação já feitos. Outra dica é investir ainda mais na preparação. “O jovem precisa passar uma imagem de comprometimento e responsabilidade durante a entrevista. Alguns comportamentos, como o uso de gírias, não são adequados apesar de muito comuns”, diz a especialista.

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/concursos-e-emprego/noticia/2015/10/veja-dicas-para-se-destacar-em-entrevistas-de-emprego.html

Posted in Uncategorized.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *