Utilização de celular no ambiente de trabalho

A utilização do celular no ambiente de trabalho é permitida? O empregador pode proibir o uso? Isso pode gerar demissões por justa causa? Essas e outras dúvidas são muito comuns entre trabalhador e empresa, no entanto, as respostas podem variar de uma organização para outra. Saiba como o RH deve proceder nestes casos.

O telefone celular está cada vez mais presente em nossa rotina, inclusive em situações como o dia a dia na empresa. Assim, pode parecer comum utilizar redes sociais e trocar mensagens durante a jornada de trabalho. A verdade é que o uso de celular não precisa necessariamente ser proibido, mas sim, moderado e consciente.

O trabalhador pode utilizar o celular durante o horário comercial?

Em alguns casos, como nas áreas de publicidade, marketing, e comercial, é comum que o trabalhador esteja mais ligado ao celular. Visto que geralmente estes são profissionais conhecidos pela habilidade na comunicação. Desta forma, a interação digital pode ser considerada um fator positivo. Quando o trabalhador está sempre atualizado, isto pode refletir e contribuir em suas análises e pesquisas de macroambiente.

Em contrapartida, o uso de celular pode prejudicar e até mesmo comprometer o andamento de processos. Principalmente em setores industriais, como na linha de produção. Ao passo que oferece risco não somente para a empresa, mas para o trabalhador também.

O uso de celular deve ser proibido pelo regimento da empresa?

Antes de tomar medidas com relação ao uso do celular no ambiente de trabalho, o empregador e o RH devem estudar e analisar todos os setores. Devem ser considerados cargos e diferentes perfis dos trabalhadores. Assim, poderá até mesmo explorar os benefícios que a comunicação pode trazer à empresa. Como por exemplo, implantação de aplicativo e intranet para otimizar a comunicação interna. É o caso do WorkPlace: plataforma do Facebook dedicada à rotina corporativa, onde os colaboradores podem criar equipes e interagir em grupos e publicações.

Por outro lado, também é essencial que o empregado tenha consciência da utilização dos meios digitais. É preciso adequar o uso à sua rotina, de forma que possa manter e administrar suas atividades de trabalho. Ainda assim, cabe ao RH e a direção da empresa, traçar diretrizes quanto ao comportamento organizacional, a fim de orientar a equipe com relação às práticas no ambiente de trabalho.

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