Setor de refeições coletivas deve faturar R$ 16,9 bi em 2016

A estimativa, segundo a ABERC (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas), é que, em 2016, o mercado de refeições coletivas chegue a 11 milhões de refeições por dia, com previsão de faturar R$ 16,9 bilhões de reais. Como sugestão de fonte, tenho a LC Restaurantes, uma das cinco maiores empresas de refeições coletivas do Brasil, que enfrentou o atual cenário econômico com inovação, encerrando 2015 com 14 novos clientes, totalizando 25 novos restaurantes pelo Brasil.

Com 3.000 colaboradores, 250 Unidades Operacionais e servindo 125.000 refeições por dia, a empresa registrou crescimento de 10% em 2015, com 14 novos clientes, como CDA Metais, DHL RJ, Nacional Gás, Moinho Paulista, Huf do Brasil, entre outros. Para 2016, a meta é atingir um crescimento de, no mínimo, 20%Para garantir o crescimento, a LC Restaurantes apostou em uma série de estratégias. Uma delas foi inovar a tecnologia em seus processos, fortalecendo a qualidade em seus serviços. Este investimento foi direcionado para as técnicas de produção e preparo de alimentos, como o Cook Chill (cocção seguida por um resfriamento rápido, a fim de garantir a qualidade do prato) e o correto uso de fornos combinados, visando redução de desperdício e eficiência da ferramenta.

A LC investiu também em iniciativas voltadas para retenção e relacionamento com os atuais clientes, com o objetivo de oferecer novas opções de quebras de rotina em seus restaurantes. Exemplo disso foi a parceria com empresas de alimentos para realizar ações pontuais. Em datas comemorativas, por exemplo, como o Dia das Crianças, Dia dos Pais e no Natal, são disponibilizados espaços em determinadas unidades para que a empresa Cacau Show comercialize seus produtos, incluindo Kits exclusivos e personalizados.

Em 2015, a LC Restaurantes realizou seu primeiro Evento Itinerante, projeto que propõe a implantação, nos restaurantes de seus clientes, de um cardápio rotativo, composto por gastronomias diferenciadas. A estreia do Evento Itinerante aconteceu no restaurante do Esporte Clube Pinheiros. O tema foi a culinária mexicana, com direito a músicas temáticas e pratos típicos como tacos, guacamole, chillibeans, frango mexicano, entre outras opções. O evento contou com a presença de funcionários, atletas, professores e prestadores de serviço, contabilizando cerca de 1600 pessoas.

Também neste ano, o Pão de Açúcar e a LC Restaurantes ofereceram, pela primeira vez juntos, uma aula de alta gastronomia. Ministrada para 50 clientes das unidades Alphaville 1, 2 e Tamboré. A aula foi realizada no Espaço Gourmet da loja Pão de Açúcar Alphaville II, em Santana de Parnaíba, município de São Paulo. Com o tema “Gastronomia Brasileira”, o evento teve a apresentação de três pratos: casquinha de camarão, salada de folhas nobres e cuscuz de tapioca com calda de cupuaçu. Os clientes puderam acompanhar a preparação, conhecer um pouco mais sobre os ingredientes utilizados e degustar o resultado final!

Outras novidades foram as parcerias com alguns foodtrucks. Um deles, o Friend’s, ficou instalado na frente da sede administrativa da LC, promovendo a venda de lanches para colaboradores e visitantes, após o expediente. O Friend’s oferece hambúrgueres artesanais e hot-dogs “maçaricados”, preparados com modernas ferramentas de grelha e cocção. O outro foodtruck é o Churros da Si, que serve churros artesanais com preparo diferenciado. Ambos são disponibilizados nos restaurantes da LC em datas específicas, e também na frente da sede da empresa.

Outra estratégia foi a participação da empresa em grandes feiras de sustentabilidade e recursos humanos, realizadas em várias regiões do interior de São Paulo, como o Seminário empresarial de Responsabilidade Socioambiental e II Premiação Vale Sustentável, em Taubaté; o Congresso de Gestão de Pessoas – APRH – Associação dos Profissionais em Recursos Humanos, em Sorocaba; e o 21º Encontro de RH de Campinas e Região – GRUCA, realizado na Expo Dom Pedro, em Campinas.

Segundo Dâmaris de Luca, Diretora de Novos Negócios e Marketing, além da possibilidade de benchmarking, estes eventos contam com a presença de importantes contatos e possíveis novos clientes. “Essas datas são excelentes oportunidades para que a LC conquiste ainda mais visibilidade no interior. Tivemos contato com gestores de grandes empresas que puderam conhecer melhor o nosso trabalho, gerando boas perspectivas de novos negócios”.

O trabalho intenso da LC Restaurantes resultou na nomeação da empresa como um dos “300 Melhores Fornecedores para RH 2016”, pelo Grupo Gestão RH. O evento aconteceu em São Paulo, e envolveu profissionais de recursos humanos de algumas das maiores empresas do Brasil, que ajudaram na avaliação e na indicação dos eleitos. Criada em 2007 pelo Grupo Gestão RH, a pesquisa tem como objetivo valorizar o trabalho dos fornecedores de produtos ou serviços para o departamento de RH, avaliando as estratégias desenvolvidas a seus clientes nas áreas de: Benefícios, Talentos, Tecnologia para RH, Gestão do Negócio e Facilities& Services. A LC foi avaliada na categoria Benefícios – Alimentação Coletiva.

Ainda em linha com o conceito de inovação, a empresa iniciou o desenvolvimento de novas ferramentas de marketing digital, em parceria com a Agência Pulso, visando obter maior visibilidade e reconhecimento no mercado. O projeto está em desenvolvimento, sendo que o blog da empresa já está ativo, compartilhando notícias sobre a LC Restaurantes, além de novidades sobre o mercado. Também está em produção o boletim “Conectados”, que será enviado por e-mail para clientes e prospects, contendo as principais informações sobre a empresa. Além disso, é prevista a reformulação do site para 2016, visando adequação de conteúdo e layout por meio de uma plataforma mais moderna e atrativa.

“Tivemos um ano desafiador, mas não medimos esforços para manter a qualidade de nossos produtos, serviços e processos internos, buscando oferecer sempre o que há de melhor para nosso público. A maior prova disso é que temos 90% de índice de satisfação de nossos clientes. Para 2016, nossa perspectiva de crescimento é de, pelo menos, 20%, baseado na continuidade das estratégias de negócios definidas em 2015”, finaliza Dâmaris.

Fonte: Investimentos e Notícias – http://www.investimentosenoticias.com.br

Posted in Uncategorized and tagged , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *