SEJA DILIGENTE

Alta Performance

Fredh Hoss

Palestrante, Escritor, Comunicólogo, Graduado em Rádio e TV, Teologia, Palestrante Especialista em Alta-Performance; influenciando pessoas, equipes e empresas que ajuda que vençam. Escreve sobre Desenvolvimento Pessoal, Capital Intelectual, Alta-Performance e Casamentos como celebrá-los e fazê- los bem-sucedidos.

Saiba mais em:

www.fredhhoss.com.br , www.facebook.com/fredhhv7

SEJA DILIGENTE

Três maneiras eficientes para executar qualquer tarefa.

Olhe só o que minha mãe dizia a nós, seus três filhos, para conseguir que nós fizéssemos o que ela queria; ordenava que simplesmente fossemos obedientes a pulso e vara. Fui o que mais apanhou por perguntar o por quê. Essa experiência da infância me marcou muito, especialmente por ouvir explicações misteriosas para uma criança como; faça o que mando e não o que faço e depressa menino tome a iniciativa antes que leve umas chineladas.

Talvez o mais provável é que diferente de como foi minha infância apenas já tenha ouvido falar sobre os prejuízos envolvidos em certas atitudes ou características de alguns. Como o “postergar”, “ser indeciso”, “indolente”, “inseguro” e outras atitudes “desobedientes” que podem apenas parecer precaução. Acredito que, assim como comprovei é muito fácil ver aqueles que agem assim se transformarem em sabotadores de seus sonhos. Eu fui um destes por muito tempo. E não estranhe, nós nos sabotamos e isso acontece tantas vezes que não nos damos conta e nem percebemos. Algumas pessoas até contam vantagem por serem desconfiados demais. Falar sobre este tema, acabou sendo uma obrigação por ser recorrente nos atendimentos que dou como Coach. Mas então o que ser diligente trará de vantagem?

E, o que é ser diligente?

Essa expressão tem origem no latim, ‘diligentia’, e descreve aquele que entra em ação com atenção, cuidado, zelo, emprega em sua ação a característica da prontidão, pressa em fazer, solicitude. Aquele que se esforça por, empregar os meios para obter êxito.

Concordo com tudo que for coerente, lógico, evolutivo positivo; transcender a consciência comum para que possa ser estruturado metodicamente e implementado, ufa! Ter atitude racional é positivo e nos dá a vantagem  o planejamento. Se exagerar… Desse exagero surge medo. Ser tempestuoso, intuitivo demais, pode levar a decisões precipitadas e mal planejadas e mesmo sem planejamento nenhum. Não da pra sair à rua para resolver as coisas como der, como se apenas ter vontade de colocar em andamento fosse a solução.

Simplesmente o que é simples pode parecer sem valor e então, nós complicamos.

Não importa se sua característica dominante for o racional, emocional/intuitivo ou operacional, estas três maneiras de agir que apresento aqui é o que fará você ser diligente para resolver as coisas da vida. São experiências práticas comprovadas por um teimoso, curioso e obstinado menino. Esse menino se transformou em um garoto colaborador, engajado e companheiro. Acredito que todos podemos estabelecer sinergia com o avançar, ir além, liderados ou liderando. Devemos fazer acontecer.

A primeira ação é pesquisa e aprendizado.

Saber o máximo possível sobre cada assunto. Você sabia que, sobre as melhores coisas da vida, podemos aprender previamente a respeito de quase tudo e tudo de graça? Sim, existem até documentários sobre todo tipo e curiosidade científica ou não e tais importantes assuntos científicos ou não, interferem na compreensão do todo. Acho que os documentários comerciais são o máximo. Dá para conhecer como se constrói os carros mais caros do mundo, a engenharia das grandes construções e descobertas, visitar as fábricas mais famosas e conhecer como eles fazem e todo esse conhecimento está ofertado de graça. Tem muita coisa boa por ai e por aqui também e de graça, é só ler, assistir perguntar e aprender.

A segunda ação é obter ou fazer planos.

Só quando planejamos é possível prever dificuldades e assim as decisões serão assertivas. Existem métodos para os métodos serem desenvolvidos e aplicados. Para simplificar planejar deve ser simples. Uma maneira prática de fazer os planos é escrever a lista de benefícios verso dificuldades. Se receber os planos prontos do seu líder, jogue suas mãos para o céu e agradeça. Então siga a risca, tarefa dada, tarefa realizada.

Escreva a cronologia das ações necessárias para sua realização não deixe que nada o leve a colocar “o carro à frente dos bois”.

A terceira ação é equilibrar sua mente.

É assim que deve agir para resolver as coisas da vida da melhor maneira. Somente se você estiver equilibrado, sua mente permitirá que você tenha o que poderemos chamar de clarificação dos pensamentos. Seja diligente pois o porquê disso é simples. As respostas não estão no pensamento sobre próprio problema. Esse é um atrapalho que enfrenta para tomar decisões. Ficar pré-ocupado com o problema não deixa espaço para enxergar a luz da solução. A solução de cada coisa está no pensamento do novo. Soluções anteriores para o mesmo problema podem não  funcionar mais. Mudou o contexto mudou tudo, não dá pra fantasiar. Uma forma de aproveitar e ir mais rápido ao encontro do novo pensamento é a meditação dirigida. Medite sozinho. Você pode se auto-conduzir à meditação.

Meu avô ficava horas e horas sozinho em seu quartinho de bugiganga. Certa vez pergunte o porquê disso já que meu brinquedo quebrado, que era o que me interessava, não estava sendo consertado por ele. O que ele estava fazendo? Para uma criança a resposta foi um tesouro, só que naquela hora, não saberia. Seria possível que uma criança entendesse?

Demorei alguns anos para entender esse tesouro. Ele me respondeu: “Meu netinho, o vovô fica aqui para colocar os pensamentos no lugar”. Ele demorava mas, acabava consertando meus brinquedos. Eu até hoje continuo descobrindo a maravilha que é colocar os pensamentos no lugar.

Confissão: Fui um menino censurado pela minha impertinência. Sou especialista em quanto dói um puxão de orelha. A curiosidade é a mãe das respostas e da inovação. Queria saber o porquê de cada ordem que recebia, do por quê deveria fazer e como as coisas deveriam ser. Hoje, vejo um mundo cheio de meninos e meninas calados, com medo de terem a orelha puxada ou doídos demais por já não aguentarem tanta recriminação. O mundo de hoje está cheio de respostas vazias. O fato é que nem esperam o término da ordem ou o fechamento da pergunta. As pessoas querem se livrar da ânsia do outro e justificam um não se posicionarem, transferindo a responsabilidade. Minha contribuição é a favor que todos encontrem entendimento dos “porquês” da vida. Portanto ao delegar para conseguir que façam ou para você conseguir fazer o que lhe for delegado, seja diligente. Termino aqui este pequeno artigo esperançoso que você tenha sido ajudado. Aprenda o necessário para realizar a sua tarefa, planeje ou peça um plano realizável e tenha equilíbrio para dar acabativa. Assim alcançará o sucesso naquilo que fizer. Esta obra “Consiga Que Eles Façam” é atualíssima visão de como tornar as relações eficazes e diligentes. Em qualquer status relacional, este livro dinamicamente o ajudará a ser diligente nas coisas de casa, do trabalho, da escola ou do lazer.

Envie suas dúvidas sobre alta-performance e Coaching para fredhhoss@fredhhoss.com.br.

Vamos juntos ultrapassar as dificuldades.

A liderança não é saber dizer o que precisamos.

A liderança é comunicar o que estamos dispostos a contribuir.

Ninguém é obrigado a acreditar no que você quer, você tem que convencer, você tem que conquistar a pessoa que está na sua frente.

Vencer, é a única opção!

Um forte abraço,

Posted in Uncategorized.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *