Os impactos da crise nos processos de recursos humanos

Encarar o período como um desafio e pensar nas decisões como oportunidades é o primeiro passo para que as áreas de Recursos Humanos potencializem suas funções e ajudem na superação da crise. Assim, para minimizar os impactos, acredito que não devemos optar pelos métodos tradicionais de gestão.

Devemos apoiar os gestores na redução eficaz de estrutura e processos. Cortes de funcionários se tornaram obsoletos, pois também acarretam em custo de demissão e, muitas vezes, em uma futura contratação, principalmente quando a redução é feita sem planejamento.

Por isso, o momento pede por um trabalho de reordenação eficaz. Se de um lado existem os que defendem visões mais catastróficas, de outro estão aqueles que conseguem visualizar oportunidades na crise, revisando estruturas e automatizando processos para melhorar a qualidade das entregas.

São em momentos como esse que surgem os grandes desafios e oportunidades para os profissionais de RH. Nós ganhamos a oportunidade de atuar como um parceiro estratégico dos negócios, ficando mais próximos da liderança para dar suporte às decisões que se fazem necessárias.

Uma das pressões que aumentará sobre o RH refere-se à contenção de despesas. Mais do que nunca o gerenciamento dos custos deve fazer parte do dia a dia. Logo, nosso desafio será gerenciar as reduções dos programas de RH, como congelamento das vagas, treinamento e desenvolvimento externo, remuneração e revisão do escopo de benefícios.

Temos, portanto, a tarefa de manter os profissionais motivados e incentivar as pessoas. Precisamos criar canais que permitam que as pessoas possam contribuir com ideias para melhorar produtos, serviços e processos.

Uma vez eu ouvi de um consultor, chamado Waldez Ludwig, que: “Como temos uma economia baseada no conhecimento, o fator determinante do sucesso é a inovação, e inovação só vem de gente”. Logo, precisamos passar para os colaboradores que este é o momento de colocar foco e energia na melhoria dos processos. Ao entregar o seu melhor, não teremos mais traumas diante da crise. A nossa posição deve ser equilibrada e otimista.

Isabel Alves é Diretora de Recursos Humanos da Globalweb Corp. A executiva, que tem mais de 12 anos de experiência, acredita que engajar e promover o desenvolvimento dos colaboradores é uma função fundamental da área.

http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/artigos-especiais/os-impactos-da-crise-nos-processos-de-recursos-humanos

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